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8 exemplos de nicho de mercado para sua inspiração em 2024

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Roseane Gregório

8 exemplos de nicho de mercado para sua inspiração em 2024

Neste artigo, eu mostro como encontrar o seu nicho de mercado e apresento 8 exemplos de nichos de mercado para a sua inspiração.

Primeiramente, já pode-se dizer que descobrir um nicho de mercado é como procurar uma agulha no palheiro. Sendo que esta agulha está bem escondida no palheiro dos negócios.

Sendo assim, descobrir esse nicho e posicionar-se como a marca de referência num determinado tipo de produtos, não só o diferencia dos seus concorrentes, como o ajuda a ter um maior foco no seu negócio.

Se está a queimar os neurônios à procura de uma boa ideia de negócio, um nicho de mercado é um bom lugar para começar.

Uma das formas de encontrar um nicho de mercado, é buscar um em que possa ser extremamente competente e que ao mesmo tempo tenha um volume de mercado previamente existente. Ou seja, público que irá comprar o seu produto.

Contudo, não vale a pena encontrar um nicho de mercado demasiado específico, se é tão específico ao ponto de não haver compradores para o produto.

A não ser que queira construir um relacionamento mais próximo com esse nicho específico e tornar-se uma autoridade.

Dessa forma, a grande vantagem de encontar um nicho de mercado específico é que você não estará concorrendo com grandes empresas, o que deixa em aberto a possibilidade de você conquistar uma fatia desse mercado. Grandes marcas de varejo, por exemplo, não tratam segmentos específicos.

Assim, o que se pretende com isso é que, quanto mais específico for o público, ainda mais fácil será construir um relacionamento de profundidade com esse público e, consequentemente os infoprodutos representarão alto valor para uma quantidade menor de interessados.

Antes de mais nada, o que realmente define um nicho de mercado?

Uma definição: O que é um nicho de mercado

Um nicho de mercado é um segmento de um mercado de maior dimensão.

Por exemplo, no mercado dos roupas para senhora, existem muitos segmentos ou nichos de mercado.

Sendo assim. as roupas para senhoras vegan pode ser um nicho de mercado, bem como roupas para senhoras obesas, roupas para enfermeiras e roupas para transsexuais.

Em suma, todos são nichos de mercado possíveis dentro de um mercado generalista que são os roupas para senhora.

Da mesma forma. quase todos os mercados podem ainda ser mais refinados e específicos, ou divididos, pelas necessidades particulares ou preferências dos seus membros.

Só para exemplificar, seguem algumas das formas mais comuns para definir um nicho:

  • Preço (ex: luxo, médio, low-cost)
  • Demografia (Sexo, Idade, Rendimento, Educação)
  • Qualidade de Fabricação (premium, artesanato, econômico)
  • Psicografia (Valores, crenças, atitudes)
  • Geografia (residentes num certo país, localidade ou até bairro)

Dessa forma, encontrar ou escolher um certo nicho de mercado é uma decisão de negócios estratégica para servir um determinado tipo de consumidor ou audiência.

Com o propósito de inspirá-lo, vamos apresentar 8 exemplos de nichos de mercado.

8 exemplos de nichos de mercado (e produtos de nicho que poderá vender)

Ainda que possa ter em mente produtos específicos que estão na moda, poderá aumentar as suas hipóteses de sucesso se explorar um nicho de mercado.

Logo depois, investigar quais são os produtos que se adequam a esse nicho de mercado.

Assim, iremos analisar aqui oito mercados de maior dimensão para lhe mostrar que contêm em si mais nichos de mercado e produtos que poderá vender.

No entanto, considere que esta lista de nichos de mercado e ideias de produto para 2021 é simplesmente um lugar para começar a sua procura por um nicho – poderá sempre ir numa direção completamente diferente ou encontrar outras oportunidades de negócio em cada categoria:

Nicho 1 – Consumidores conscientes

A sustentabilidade tornou-se um tema “quente” entre os consumidores hoje.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 43% dos consumidores disseram que definitivamente vão ou podem mudar seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto ambiental.

Ao mesmo tempo que o surgimento de consumidores conscientes abriu caminho para o novos perfis de consumidores como os de vegetarianos, produtos ecologicamente corretos e outros produtos tradicionais.

Se acaso houver um produto que muitas vezes é comprado pelo mercado de massa, pode haver alguns consumidores consciencientes que escolherão alternativas mais saudáveis ​​e ecologicamente corretas.

No passado, as empresas que desejavam atrair esse nicho de mercado doavam parte de seus lucros para uma organização líder.

Mas agora, os consumidores estão começando a prestar atenção em como e onde os produtos são fabricados.

Bee’s Wrap, por exemplo, tem como objectivo substituir os materiais plásticos por outras opções feitas com cera de abelhas.

Sendo esta alternativa “natural” para o armazenamento de comida não só é amiga do ambiente, como também é menos onerosa para consumidor uma vez que são reutilizáveis.

beeswrap

Exemplo nicho: Consumidores conscientes

Mais ideias de como encontrar nicho de mercado para consumidores conscientes:

  • Palhinhas reutilizáveis
  • Cosméticos que não foram testados em animais
  • Moda especial para Vegans
  • Copos Menstruais

Nicho 2 – Donos de animais de estimação

O total de gastos com o negócio de animais de estimação, só nos Estados Unidos, foi de 75.38 bilhões em 2019.

Portanto, existem imensas oportunidades para desenvolver um nicho neste mercado, dadas os diferentes tipos de animais de estimação, estilos de vida, e mais.

Mesmo que a maior parte das pessoas estimem cuidar de cães, gatos e peixes, também existem outros animais de estimação como cavalos, lagartos, tartarugas e até galinhas, cada animal de estimação com o seu potencial de negócio próprio.

exemplo de nicho donos de animais de estimacao

Exemplo de nicho: Donos de animais de estimacao

Mais ideias de nicho de mercado para donos de animais de estimação:

  • Câmeras de filmar e interagir com animais de estimação, quando se está fora de casa
  • Localizadores GPS para animais de estimação
  • Produtos personalizados com imagens de animais de estimação
  • Comidas e guloseimas orgânicas, para animais de estimação
  • Acessórios e roupas para animais

Nicho 3 – A comunidade LGBTQ+

A comunidade LGBTQ+ é gigantesca e estes consumidores têm hábitos de consumo únicos.

Para a Nielsen, eles compram 10% mais que o consumidor médio (americano), e também estão dispostos a gastar 7% mais.

As Marcas que conseguem estabelecer um vínculo real com essa comunidade estão na vanguarda dos negócios que atendem a esse segmento.

Considere, por exemplo, a empresa The Pride, que tem uma coleção de camisetas e regatas do orgulho LGBT+, respondendo às expectativas desse grupo em particular.

Exemplo nicho de mercado LGBT

Exemplo nicho de mercado LGBT

Mais ideias de produtos para a comunidade LGBTQ+:

  • Maquiagem concebida especialmente para certos tipos de peles
  • Designs inspirado na temática “pride”
  • Roupas feitas para certos tipos de corpos

Nicho 4 – Viajantes

Em 2018, as vendas online na indústria de viagens aumentaram em mais de 10%, avaliadas em aproximadamente US $ 694 bilhões.

Se somarmos a redução contínua dos preços das viagens aéreas devido ao surgimento e dedicação das empresas de baixo custo, pode-se contatar um novo tipo de consumidor: o viajante.

E dentro desse universo de viajantes, podemos ter uma variedade de nichos, como viajantes de negócios frequentes, trabalhadores remotos e até mesmo nômades.

Outro ponto que podemos quando analisamos esse nicho, é a forma como esses consumidores definem viagens, que está em constante evolução.

Na verdade, os viajantes estão cada vez mais conscientes do ecossistema em que estão inseridos.

De acordo com uma pesquisa da Booking.com, mais da metade dos viajantes está em busca de alternativas ecologicamente corretas, mas é difícil encontrá-las.

Dessa maneira, caso queira investir na filosofia do desenvolvimento sustentável, não há substitutos no mercado que lhes proporcionem grandes oportunidades.

Os viajantes não procuram apenas produtos amigos do ambiente, também buscam experiências autênticas, conveniência e acomodação de longo prazo, para citar alguns.

A CNN informou que em 2020, cerca de metade da força de trabalho no Reino Unido e nos Estados Unidos tornou-se freelance, e o número de crianças que estudam em casa aumentou em pelo menos 40%.

Isso abre as portas para viagens mais longas e mais intensas, especialmente para trabalhadores remotos que querem usar as oportunidades que essa nova condição de trabalho lhes oferece.

Além disso, a pandemia COVID 19 intensificou ainda mais a demanda por teletrabalho.

A Nomatic é uma marca de bagagens dirigida especificamente aos viajantes, mas especialmente aos nómadas digitais que privilegiam a funcionalidade dos equipamentos que usam.

Assim, pode-se verificar o foco neste tipo de audiência, representado em imagens e texto através de todo o seu negócio online, desde o produto até ao copywriting.

nomatic

Exemplo nicho de mercado viajantes

Mais ideias de produto para viajantes

  • Acessórios de Smarphone para criadores de conteúdo em viagem
  • Roupas desportivas e casuais para viajantes frequentes
  • Mapas interactivos no smartphone

Nicho 5 – Gamers

“Gamers” é uma expressão que contém uma ampla variedade de nichos.

Daí pode-se listar vários deles como os Jogadores mobile, os PC Gamers, os gamers de consola, os jogadores de tabuleiro, dentre outros.

Assim sendo, existem mais de 2.3 biliões de gamers ativos em todo o planeta, e cerca de metade gasta dinheiro no seu hobby.

Consequentemente, esta indústria representou cerca de 138 bilhões de dólares, isso ainda em 2018.

Como exemplo, podemos citar a empresa ITX Gamer, que oferece produtos especialmente dirigidos aos PC Gamers (Jogadores de PC).

itxgamer

Exemplo nicho de mercado gamers

Em particular, os jogos para celular estão crescendo exponencialmente, respondendo por cerca de 91% do mercado.

Outra tendência do mercado é o grande número de mulheres se tornando gamers, e essa tendência não mostra sinais de desaceleração.

Nesta categoria, também poderá encontrar nichos específicos como género de jogos (ex: first person shooters) ou consolas (como a Nintendo).

Mais ideias de produtos para Gamers

  • Produtos ergonómicos para sessões longas (cadeiras, óculos especiais, etc.)
  • Autocolantes para personalizar consolas, etc.
  • T-shirts com menção ao universo dos jogos
  • Acessórios para jogadores mobile

Nicho 6 – Proprietários de Casas

A realidade dos proprietários de casas está a mudar e a prova disso é que a percentagem de consumidores que são proprietários de casas está a decrescer. Isto causa do aumento do custo de vida e os salários cada vez mais baixos (em proporção).

advisor perspective

Fonte de pesquisa: Advisor Perspectives

Assim sendo, não só ser proprietário de uma casa está em declinio, como a própria definição de propriedade está a mudar. As casas estão a ser convertidas cada vez mais não num lugar para morar, mas como um investimento; tendo em vista realizar rendimentos baseados na nova economia partilhada (partilha de casas via AIR BNB ou VRBO).

Foi neste o contexto que a Quinto Andar, considerada a maior imobiliária digital do Brasil, usa tecnologia para garantir uma experiência segura em todas as etapas do processo de aluguel e venda. Desde o momento do cadastro de um novo imóvel, passando pelas fotos e vídeos profissionais, até a assinatura do contrato, tudo é feito online.

quinto andar

Exemplo de nicho Proprietários de Casas (1)

Ainda no seguimento do nicho de mercado para proprietários de imóveis, temos o exemplo da empresa Chavi.

A Chavi possui uma linha de produtos de Fechaduras inteligentes que podem ser facilmente retirada e instalada em outra porta em caso de mudança ou aluguel do imóvel.

Além disso, tem uma das principais funcionalidades é o acesso de “convidados”, permitindo aos anfitriões concederem acesso aos hóspedes durante um período determinado de tempo.

exemplo de nicho imoveis

Exemplo de nicho Proprietários de Casas (2)

Mais ideias de produto para proprietários de imóveis

  • Câmaras de segurança
  • Mobilia para pequenos apartamentos
  • Soluções para inquilinos (como por exemplo fechaduras blindadas)

Nicho 7 – Trabalhadores Remotos

O aumento de trabalhadores remotos deve-se principalmente aos seguintes três motivos: mais trabalhadores por conta própria, mais empresas estão dispostas a aceitar esta possibilidade e, finalmente, graças à pandemia COVID 19, que obriga as empresas a adotar este novo tipo mais rapidamente.

Alguns estudos mostraram que permitir que os funcionários trabalhem remotamente pode aumentar a satisfação no trabalho e a produtividade.

Esses trabalhadores também se sentem mais envolvidos e têm o dobro de probabilidade de trabalhar mais de 40 horas por semana.

Por outro lado, quem trabalha por conta própria costuma buscar maior liberdade e mais harmonia pessoal e profissional.

A Fiverr é um exemplo de uma empresa a servir este nicho de mercado (freelancers) com produtos que ajudam a atrair potenciais clientes. Eles vendem decalques para colocar no seu laptop, que promovem o seu estilo de vida onde quer que vá.

exemplo nicho trabalhadores remotos

Exemplo nicho trabalhadores remotos

Compreender as motivações e estilos de vida desses trabalhadores remotos pode ajudá-lo a determinar as ideias de produtos que poderão tanto ajudá-los como também as empresas que os contratam a atingir seus objetivos.

Mais ideias de como descobrir nichos de mercado para trabalhadores remotos

  • Brinquedos para a secretária / material decorativo
  • Decorações para Escritórios em Casa
  • Acessórios para computadores portáteis

Nicho 8 – Consumidores locais

Até mesmo as maiores marcas do mundo estão utilizando de tendências atuais para fazer os consumidores favorecerem o comércio local através de estratégias de marketing locais por meio de campanhas segmentadas.

No entanto, se você estiver vendendo apenas online, pode ser difícil estabelecer um negócio localmente.

Porém, felizmente, os vendedores de comércio eletrônico podem aderir a esse movimento tratando sua cidade ou país como um nicho de mercado.

A empresa de roupa Peace Collective, por exemplo, foi fundada em Toronto (Canadá) e explora o conceito do orgulho em ser de Toronto.

Dessa forma, a marca expandiu-se para apelar aos canadianos em todo o mundo e a fãs das várias equipas da NBA.

exemplo de nicho negocios locais

Exemplo nicho consumidores locais

Mais ideias de produtos para este nicho de mercado:

  • T-Shirts com slogans alusivos a uma determinada cidade ou bairro
  • Posters ou fotos de uma determinada cidade ou bairro

Em suma, quanto mais específico for o público, ainda mais fácil será construir um relacionamento de profundidade com esse público

Como pode perceber nos exemplos de nicho de mercado, cada um deles permite atingir um público bastante específico, com características únicas.

Essa pode ser uma oportunidade bem interessante para você explorar com um novo negócio ou uma estratégia de marketing diferente.

A minha sugestão é que abra a sua mente e comece logo a colocar suas ideias em prática!

Para saber mais sobre Marketing Digital, leia os meus artigos:

Depois, volte aqui para contar como foram os resultados.

E se também tiver uma boa dica sobre nicho de mercado, não esqueça de comentar abaixo.

E caso esse artigo tenha te inspirado, compartilha com a sua rede contatos!

Até o próximo post!

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